21/07/2014

Os cultores da cultura cansam-me

Cansam-me muitas coisas no meio cultural.
Cansa-me o cinismo de sempre se achar que se sabe melhor o que é arte, o que é cultura.
Cansa-me o desprezo pela escolha alheia e o paternalismo bacoco pela cultura do outro.
Cansam-me as trocas de galhardetes que em nada contribuem para a cultura, tão-só servem para inflamar e desinflamar egos.
Cansa-me a queixinha costumeira de que não se faz nada em Portugal e cansa-me ainda mais a queixinha de que o que se faz não é bom.
Cansa-me que se aplauda o estrangeiro como se de lá viesse A arte e se sinta a necessidade mesquinha de achincalhar tudo o que é nosso.
Cansa-me o desrespeito pelo trabalho intelectual de quem ao menos tenta fazer diferente.
Cansam-me estes treinadores de bancada da cultura nacional que só sabem abrir as goelas, porque quando chega a sua vez de saltar para o banco passam a bola.

É por isso que não gosto de falar dos livros que leio, dos filmes que vejo, da música que ouço.
Para mim fazem sentido e isso é tudo o que me basta.

Sem comentários:

Enviar um comentário