10/12/2012

Da nuvem ácida


Senta-te aqui. Aqui, nesta nuvem de excessos enxofrados de onde cairão chuvas ácidas.
Olha as pessoas que correm e se apressam, levam nas mãos sacos cheios da vida que lhes pesa e tarefas por cumprir. Correm pelas ruas, com pés de rodas com jantes de ligas leves ou rolamentos ruidosos - tanto faz -, param e avançam, segundo ordens estabelecidas superiormente pelo controlador de tráfego. Só conhecem duas cores: vermelho e verde, o amarelo é um esbatimento nas luzes da cidade que não tem relevância histórica.
Olha as pessoas que saem e entram em espaços insuspeitos, como quem foge do medo, à procura de paz. Chiam, apitam, rangem os dentes se alguém as ultrapassa no traço contínuo. É expressamente proibido ultrapassar pela direita. Para os infratores, há um baralho de contra-ordenações. Joguemos.
Olha as pessoas pálidas, acinzentando-se no monóxido de carbono que libertam das solas dos sapatos. É necessário que se implementem medidas amigas do ambiente e se substituam as solas de borracha por tamancos de madeira. Menos uma carta. Senhor guarda, tenha a gentileza. 
Olha as pessoas suspensas nas árvores, como quem navega os sonhos e colhe estrelas maduras. Subiram lá cima porque estão descalças, os pés duros pelas cascas que os rasparam. Aplaude-se a iniciativa amiga do ar que se respira. Desconfiam os que protegem as árvores. Será que lhes dói?
Olha as pessoas afadigadas, como formigas sem descanso, ocupadas de mãos, cansadas de braços, agitadas no trabalho.
O centro da cidade foi entregue às crianças, só elas se podem esconder atrás das estátuas e deitar nos bancos dos jardins. Proibida a entrada a humanos com mais de dez anos.
- Quem levará as crianças aos jardins?
- Boa pergunta. Deixemos as fadas fazer o seu trabalho.

6 comentários:

  1. Gostei muito :D
    Escreves muito bem :)
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  2. Prosa poética não é fácil. Gostei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu voto na alucinação. O excesso de fumo que saiu da lareira fez-me isto. :D

      Eliminar
  3. Para quem percebe deve ser lindo. Para quem, como eu, só fala de esquemas tácticos com o Jesus, este é claramente um esquema impressionante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de beber três copos de tinto, de penalty, para conseguires atingir o patamar de alucinação que te permitirá entender isto. ;)

      Eliminar